Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Sociedade São Vicente de Paulo sob nova Direção.
29/04/2018 08:43 em Novidades

A Sociedade São Vicente de Paulo é uma entidade internacional, fundada em 23 de Abril de 1833, por um grupo de sete jovens universitários liderados por Antônio Frederico Ozanam (1813-1853), aos 20 anos de idade e ainda estudante de Direito na Universidade de Sorbonne, em Paris, na França.

         Trinta e nove anos após, em 04 de agosto de 1872, nasceu no Brasil, mais precisamente no Estado do Rio de Janeiro, a primeira unidade vicentina, chamada de Conferência Vicentina que recebeu o nome de São José.

         Em Vargem Alegre a entidade já existe há m quase 70 anos e foi fundada em 06 de setembro de 1948 e seus fundadores foram os seguintes Vicentinos: José Policarpo Vieira, José Machado da Cunhe, Gil Nicolau da Cruz, Antônio Silvério Mendes e outros. A primeira confefência foi a São José e em 1958, portanto 10 anos após, com o crescimento do número de adeptos, ela foi desmembrada gerando mais duas Conferências, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e São Geraldo Magela.

 O atual Presidente da Sociedade São Vicente de Paulo (S.S.V.P.), ou seja do Conselho Central, é o jovem Neudimar Alves da Silva, conhecido como Neudinho, que tomou posse recentemente para um mandato de 4 anos.

Hoje Vargem Alegre conta com 18 Conferências Vicentinas e o Conselho Central possui 60 Conferências perfazendo um total de 700 Vicentinos.

         A Atual Diretoria do Conselho Central de Vargem Alegre ficou assim constituída: Presidente = Neudimar Alves da Silva; Vice-Presidente = Cleuber da Silva Acácio; Secretária = Cíntia Vieira de Oliveira; Vice-Secretária = Andréia da Silva Gonçalves; Tesoureira = Cláudia da Silva Inácio; Vice-Tesoureira = Queila de Oliveira Silveira Costa; Coordenador do ECAFO (Escola de Capacitação Frederico Ozanam) = Geraldo Paula da Silva; Coordenadora CJ (Comissão de Jovens) – Tamara de Abreu da Silva Teixeira; Coordenador de CCA (Conferencias de Crianças e Adolescentes) = Guilherme Nicolau de Souza e Assessor Espiritual = Afonso de Paula Vieira.    Conselho Fiscal: Titulares = Andreia de Lourdes Assis, Marcos Antonio da Silva e José Hermenegildo Ferreira.   Suplentes = Luiza Martins de Oliveira, José do Carmo da Mata e Filipe Lopes Teodoro

         No último dia 11 de abril Neudinho concedeu uma entrevista, ao vivo, para a Rádio Vargem Alegre FM, através do Programa Evidências, onde se apresentou, falou sobre sua posse, sobre a entidade em si e sobre seus planos para sua gestão na direção do Conselho Central.  Disse ainda que, a entidade é uma organização católica composta de leigos que, voluntariamente, se empenham no apoio a indivíduos ou famílias, através de várias ações onde se privilegia o contato pessoal e direto e a visita domiciliar, não só com intuito de extinguir ou amenizar a miséria material e moral, mas também a de descobrir e solucionar as suas causas e seus efeitos.  Disse ainda que, as unidades básicas da S.S.V.P.  sãos as Conferências Vicentinas, as quais pertencem aos Conselhos Particulares, que compõem o Conselho Central, que por sua vez é jurisdicionado a um Conselho Metropolitano cuja sede é a cidade de Caratinga.

         O Conselho Central de Vargem Alegre, até a presente data, conta com 7 Conselhos Particulares, sendo 3 em Vargem Alegre (São José, Santa Inez e Santo Antônio), 1 de São Cândido (São Geraldo Magela), 1 em Cordeiro de Minas (São Sebastião), 1 em Entre Folhas (Sagrado Coração de Jesus) e 1 em Revés do Belém (São João Batista).

                  O Brasil possui hoje mais de 300.000 Vicentinos, 30 Conselhos Metropolitanos, 250 Conselhos Centrais, 2.000 Conselhos Particulares, 20.000 Conferências, 200.000 famílias assistidas e 3.000 Obras Unidas a saber: hospitais, lar de idosos, creches, educandários, dispensários, vilas, centros comunitários, entre outros.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!